quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tour do Rio 2011

Na quarta-feira (27), iniciou a 2ª edição do Tour do Rio. Proclamada como a maior competição de ciclismo da América Latina, o Tour  terá a presença de 19 equipes: 11 nacionais e oito estrangeiras. Serão cinco etapas, com encerramento no próximo domingo (31), totalizando      813 km.
O pelotão inicia a disputa na capital fluminense (149 km), mas passará por diversas regiões do Estado: Angra dos Reis, Volta Redonda,Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras, entre outras belas paisagens. Ao todo, serão mais de R$ 200 mil em premiação.
Entre os times nacionais, destaque para as Continentais Clube DataRo/Foz do Iguaçu, do campeão pan-americano Gregory Panizo, líder do ranking America Tour, e Funvic/Marcondes Cesar/ Pindamonhangaba, campeã do ranking America Tour em 2010.A Padaria Real/Caloi/Sorocaba, com um time reformulado que mescla juventude e experiênca, além de São José dos Campos, com Chamorro, Jean Coloca e Maurício Morandi, melhor brasileiro em 2010, também estão na briga.
Visitantes, os colombianos da EPM-UNE, campeã nas voltas de Gravataí e de Santa Catarina no ano passado, estarão presentes e prometem dificultar a vida dos anfitriões – principalmente nas etapas de montanha, assim como a Petroli-Firenze, do brasileiro Rafael Andriato, e Rossato-Trevigiani, time de Andriato na última temporada e que dominou a edição passada, com o promissor Tomas Alberio.
Uma das atrações da prova será o time de Ruanda, repleto de jovens e comandado por Jonathan Boyer, primeiro americano a participar do Tour de France.
E é baseado na maior prova do ciclismo mundial que o Tour do Rio se inspira para definir os líderes de classificação, usando o mesmo modelado da competição francesa: o líder no geral veste a camisa amarela, o melhor nas montanhas a camisa branca com bolinhas vermelhas e, por fim, o mais regular nas metas volante, a camisa verde.

Equipes Nacionais:
Clube DataRo/Foz do Iguaçu
São Lucas/Giant/Americana
Padaria Real/ Caloi/Sorocaba
São José dos Campos
Memorial/Giant/Santos
Velo/Seme Rio Claro
São Francisco Saúde/Ribeirão Preto
FW Eng./Amazonas/ Três Rios
Seleção do Rio
Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba
Estrangeiras:
Rossato-Trevigiani (Itália)
Rwanda Cycling (Ruanda)
R2-Bianchi (Chile)
Petroli-Firenze (Itália)
MMR Start Cycling (Espanha)
Jamis Sutter (Estados Unidos)
EPM-Une (Colômbia)
Etapas
1ª etapa: 149.9 km do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) a Angra dos Reis
2 etapa: 166 km de Volta Redonda a Três Rios
3ª etapa: 137 km de Três Rios a Teresópolis
4ª etapa: 197.6 km de Teresópolis a Rio das Ostras
5ª etapa: 162.5 km de Rio das Ostras ao Rio de Janeiro (Quinta da Boa Vista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário